Avançar para o conteúdo principal

Captar e armazenar água do nevoeiro

Se vive numa zona em que chove pouco, experimente recolher a humidade do ar durante a noite, da seguinte forma:



  1. Adquira alguns metros de rede de malha fina, de acordo com a área disponível  e com cerca de 2 metros de largura.
  2. Numa área descoberta espete no chão, 2 estacas de madeira distanciadas com a mesma medida de rede disponível.
  3. Coloque a rede esticada entre as duas estacas de madeira e fixe-a com fio, ou cordel.
  4. Adquira uma calha de plástico, ou material. Pode ter a forma em U, ou de meia cana. Se puder faça a partir de canas cortadas ao meio.
  5. Pendura a calha na extremidade inferior da rede, atada com fios. Faça-o de forma a que a calha fique ligeiramente inclinada para baixo.
  6. Por baixo da extremidade mais baixa da calha, coloque um recipiente, pode ser um balde.
A ideia é recolher a humidade do ar, especialmente em zonas com nevoeiro, ou orvalho e armazená-la.

Esta ideia não é nova. Vi num programa de televisão há alguns aos atrás. Nesse programa, vi a aplicarem com sucesso este método em pleno deserto. A água recolhida, era utilizada numa estufa para regar plantações de tomates. Impressionante!


A seguir encontram algumas ligações úteis relacionadas com esta temática:

Ligação 2 (ficheiro PDF)
Ligação 3 (interessante)



Já experimentou?
Tem uma ideia melhor?

Partilhe a sua experiência com os outros leitores!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Troco isto por isso

Infelizmente, o sistema económico vigente, não serve mais os interesses do Povo. Há quem afirme que a culpa é do dinheiro, mas eu penso que é do egoísmo e da falta de honestidade de algumas pessoas, em vez de repartirem o "bolo", querem-no só para eles.

Eco Aldeias e Comunidades Sustentáveis

Recentemente, li um artigo no jornal “Dica” do Lidl, que abordava a importância das Eco Aldeias e comunidades sustentáveis. Segundo o autor, em Portugal, existe apenas uma verdadeira Eco Aldeia, e esta foi fundada por um grupo de alemães. É lamentável que não haja mais iniciativas deste género, até porque há algumas décadas atrás a maior parte das nossas aldeias eram auto-sustentáveis. Se querem provas, visitem o museu da Lousã pois vale a pena. Em Portugal temos condições excelentes para desenvolver Eco Aldeias, mas é necessário acabar com os interesses partidários na política e avançarmos com grupos de cidadãos responsáveis. Temos que dar prioridade à Terra e à vida, antes que seja demasiado tarde. Felizmente, há cada vez mais pessoas a “acordar” e em breve seremos tantos que os Média deixarão de servir os políticos para servir o Povo. Ideia Podíamos formar grupos com pessoas nas áreas de freelancer e teletrabalho. Estas pessoas em geral, podem trabalhar em qualquer lu