Avançar para o conteúdo principal

Os plásticos de-cada-dia


Recentemente, soube de um documentário através do blogue "A Arte da Omissão", que me levou a repensar a vida. Há dois anos atrás, escrevi um artigo relacionado com os sacos de plástico, mas este documentário refere-se aos plásticos em geral, os que usamos no dia-a-dia. É impressionante, a quantidade de plásticos que usamos.


Lembro-me que no meu tempo de criança, haviam poucos objectos de plástico, até os brinquedos eram de metal, ou madeira. Não tínhamos necessidade de tantos objectos, apenas o essencial. Quando íamos à mercearia, não haviam sacos de plástico, tudo era embalado em papel pardo; incluindo o peixe e a carne. Está provado que o peixe e a carne estragam-se mais facilmente em embrulhos de plástico.
Para terem uma ideia de como era criado, distribuído e usado o papel pardo, convido-vos a visitarem o Museu do Papel, em S. Maria da Feira. "O Museu do Papel Terras de Santa Maria foi agora distinguido, pela APOM, com o prémio Melhor Museu Português 2011".

Então, se antes conseguíamos viver sem plásticos, porque não havemos de conseguir agora?! Não é necessário abdicarmos totalmente da tecnologia, mas há muitas coisas que podemos abdicar e outras construir com materiais ecológicos.
Há situações em que podemos aprender com o passado e esta é uma delas. De novo, recomendo que visitem outro Museu, o Eco-Museu da Serra da Lousã. Neste Museu, observe atentamente como as comunidades rurais eram auto-sustentáveis. Não quero dizer que tenhamos de imitá-los, mas certamente podemos aprender lições importantes.

Comentários

  1. Muito bem Paulo, tantos objetos que hoje são de plástico e sem qualquer necessidade, existem apenas porque o vil metal é o alimento da ganância.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Captar e armazenar água do nevoeiro

Se vive numa zona em que chove pouco, experimente recolher a humidade do ar durante a noite, da seguinte forma:

Troco isto por isso

Infelizmente, o sistema económico vigente, não serve mais os interesses do Povo. Há quem afirme que a culpa é do dinheiro, mas eu penso que é do egoísmo e da falta de honestidade de algumas pessoas, em vez de repartirem o "bolo", querem-no só para eles.

Eco Aldeias e Comunidades Sustentáveis

Recentemente, li um artigo no jornal “Dica” do Lidl, que abordava a importância das Eco Aldeias e comunidades sustentáveis. Segundo o autor, em Portugal, existe apenas uma verdadeira Eco Aldeia, e esta foi fundada por um grupo de alemães. É lamentável que não haja mais iniciativas deste género, até porque há algumas décadas atrás a maior parte das nossas aldeias eram auto-sustentáveis. Se querem provas, visitem o museu da Lousã pois vale a pena. Em Portugal temos condições excelentes para desenvolver Eco Aldeias, mas é necessário acabar com os interesses partidários na política e avançarmos com grupos de cidadãos responsáveis. Temos que dar prioridade à Terra e à vida, antes que seja demasiado tarde. Felizmente, há cada vez mais pessoas a “acordar” e em breve seremos tantos que os Média deixarão de servir os políticos para servir o Povo. Ideia Podíamos formar grupos com pessoas nas áreas de freelancer e teletrabalho. Estas pessoas em geral, podem trabalhar em qualquer lu